Livro: A Epifania em Clarice Lispector Página 3
Autor - Fonte: ACHILLES CLETO CABRAL DA LUZ
...
LISE DETALHADA DO CONTO AMOR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59
CONCLUSÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71
BIBLIOGRAFIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73
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INTRODUÇÃO
A obra de Clarice Lispector é plena de construções linguísticas
próprias, reforçadas por uma estrutura sintática peculiar, capaz de,
simultaneamente, encantar e envolver o leitor em um universo linguístico,
poético e mítico, renovando seus conceitos de leitura.
Clarice Lispector costuma ter uma temática voltada para questões
existenciais e para a história da mulher na sociedade.
Maria Consuelo Cunha Campos (1992, p. 111-112) divaga sobre os
papéis masculino e feminino na sociedade:
[.] na relação masculino e feminino, a opressão e exploração
deste último pelo primeiro: a história das sociedades até agora
existentes constituiria uma história da subordinação das
mulheres pelos homens em base aos sistemas gênero-sexo que
culturalmente produziram. Donde não se tratar de pura
diferença, mas sim de diferença hierarquizada em vista de
poder.
Dessa forma, Clarice Lispector sempre teve a tendência em mostrar
essa opressão e exploração do sexo masculino para com o feminino,
mostrando isso em suas obras.
Por isso que Clarice Lispector, como gr
...
nde escritora e contista,
inova na linguagem e suas perspectivas, utilizando a subjetividade e a
epifania nos seus questionamentos do mundo externo e interno, para que
o leitor possa tomar consciência do mundo da personagem.
As obras de Lispector geralmente focam a epifania, traduzida em
momentos de revelação, em que determinado personagem se defronta
com a verdade.
Assim, a leitura das obras desta autora acaba por levar o leitor a
entender a trama como uma transfiguração, pois os personagens
geralmente são levados ao patamar das divindades, já que a autora os
coloca sempre em estado de epifania.
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O conto Amor foi escrito numa época em que havia uma crise de
moralismo rígido no país, na década de 50. Na década de 60 para 70, a
liberação do estado de espírito anterior foi grande, com as experiências
com drogas, a revolução sexual e os protestos juvenis, além, é claro, do
endurecimento do governo e o controle de tudo e de todos. Com isso,
muitos jovens e artistas se rebelavam e surgiram nesse contexto muitos
movimentos civis a favor das mulheres, dos negros e dos homossexuais.
Nos anos 60, houve muitos conflitos. A ditadura militar calava os
artistas e não deixava que suas obras fossem expostas, pois se
acreditava que seriam contra o governo. Nessa época, ocorreram
conflitos internos, inquietações e crises de identidades na sociedade, que
buscavam uma alternativa para sair daquela situação. Muitos autores
dramatizavam suas experiências em letras de músicas ou em narrativas
de suas produções literárias. E Amor, de Clarice Lispector, transcreve
muito bem essa busca por mostrar o mundo como ele é.
Em “Amor”, Clarice usa de metáforas para mostrar as agonias da
dona de casa Ana. Ela critica, subjetivamente, o papel da mulher na
sociedade, mostrando as angústias da tomada de consciência desta
mulher e do seu papel na sociedade.
No conto Amor, que será o foco deste estudo, ocorre a epifania em
diverso ...
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