Livro: Macário
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Autor - Fonte: Aluísio Azevedo
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MINISTÉRIO DA CULTURA
Fundação Biblioteca Nacional
Departamento Nacional do Livro
Aluísio Azevedo
Puff
Criei para mim algumas idéias teóricas sobre o drama. Algum dia, se houver tempo e vagar, talvez
as escreva e de a lume.
O meu protótipo seria alguma coisa entre o teatro inglês, o teatro espanhol e o teatro grego:-a forca
das paixões ardentes de Shakespeare, de Marlowe e Otway, a imaginação de Calderon de la Barca e
Lope de Vega, e a simplicidade de Ésquilo e Eurípedes:-alguma coisa como Goethe sonhou, e cujos
elementos eu iria estudar numa parte dos dramas dele, em Goetz de Berlichingen, Clavijo, Egmont,
no episódio da Margarida de Faust e a outra na simplicidade ática de sua Ifigênia. Estudá-lo-ia
talvez em Schiller, nos dois dramas do Wallenstein, nos Salteadores, no D. Carlos; estudá-lo-ia
ainda na Noiva de Messina com seus coros, com sua tendência à regularidade.
É um tipo talvez novo, que não se parece com o misticismo do teatro de Werner, ou as tragédias
teogônicas de OEhlenschläger e ainda menos com o de Kotzebue ou o de Victor Hugo e Dumas.
Não se pareceria com o de Ducis, nem com aquela tradução bastarda, verdadeira castração do Otelo
de Shakespeare, feita pelo poeta sublime do Chatterton, o conde Vigny. Quando não se tem alma
adejante para emparelhar com o gênio vagabundo do autor de Hamlet, haja ao menos modéstia
bastante para não querer emendá-lo. Por isso o Otelo de Vigny é morto. Era uma obra de talento,
mas devia ser um rasgo de gênio.
Emendá-lo! pobres pigmeus que querem limar as monstruosidades do Colosso! Raça de Liliput que
queria aperfeiçoar os membros do gigante disforme para eles de Gulliver!
E digam-me; que é o disforme? há ai um anão ou um gigante? Não é assim que eu o entendo.
Haveria enredo, mas não a complicação exagerada da comédia espanhola. Haveria paixões, porque
o peito da tragédia deve bater, deve sentir-se ardente; mas não requintaria o horrível, e não
...
faria um
drama daqueles que parecem feitos para reanimar corações-cadáveres, como a pilha galvânica as
fibras nervosas do morto!
Não; o que eu penso é diverso. É uma grande idéia que talvez nunca realize. É difícil encerrar a
torrente de fogo dos anjos decaídos de Milton ou o pântano de sangue e lágrimas do Alighieri
dentro do pentâmetro de mármore da tragédia antiga. Contam que a primeira idéia de Milton foi
fazer do Paraíso Perdido uma tragédia, um mistério.não sei o quê.: não o pôde: o assunto
transbordava, crescia; a torrente se tornava num oceano. É difícil marcar o lugar onde pára o
homem e começa o animal, onde cessa a alma e começa o instinto, onde a paixão se torna
ferocidade. É difícil marcar onde deve parar o galope do sangue nas artérias, e a violência da dor no
crânio. Contudo deve haver -- e o há-um limite às expansões do autor, para que não haja
exageração, nem degenere num papel de fera o papel de homem. O Pobre Idiota tem esse defeito
entre mil outros. A cena do subterrâneo é interessante, mas é de um interesse semelhante àquele
que excitava o Jocko ou o homem dos matos, aquele macaco representado por Morietti que fazia
chorar a platéia.
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O Pobre Idiota representa o idiotismo do homem caído na animalidade. O ator fez o papel que
devia: não exagerou: representou a fera na sua fúria, uma fera, onde por um enxerto caprichoso do
imitador de Hauser, havia um amor poético por uma flor e uma estampa!
A vida e só a vida! mas a vida tumultuosa, férvida, anelante, às vezes sangrenta-eis o drama. Se eu
escrevesse, se minha pena se desvairasse na paixão, eu a deixaria correr assim: Iago enganaria o
Mouro, traíria Cássio, perderia Desdêmona e desfrutaria a bolsa de Rodrigo. Cássio seria
apunhalado na cena. Otelo sufocaria sua Veneziana com o travesseiro, escondê-la-ia com o
cortinado quando entrasse Emília; chamaria sua esposa -a whore-e gabar-se-ia de seu feito. O
honest, most ...
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