Livro: Um cão de lata ao rabo
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Autor - Fonte: Machado de Assis
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LITERATURA BRASILEIRA
Textos literários em meio eletrônico
Machado de Assis
Publicado originalmente em O Cruzeiro 1878
Era uma vez um mestre-escola, residente em Chapéu d’
— Meus rapazes disse ele. Chegou a ocasião de brilhar e mostrar que podem fazer
alguma coisa. Abro o concurso e dou quinze dias aos concorrentes. No fim dos quinze
dias, quero ter em minha mão os trabalhos de todos; escolherei um júri para os examinar,
comparar e premiar.
— Mas o assunto? perguntaram os rapazes batendo palmas de alegria.
— Podia dar-lhes um assunto histórico; mas seria fácil, e eu quero experimentar a aptidão
de cada um. Dou-lhes um assunto simples, aparentemente vulgar, mas profundamente
filosófico.
— Diga, diga.
— O assunto é este: — UM CÃO DE LATA AO RABO. Quero vê-los brilhar com
opulências de linguagem e atrevimentos de idéia. Rapazes, à obra! Claro é que cada um
pode apreciá-lo conforme o entender.
O mestre-escola nomeou um júri, de que eu fiz parte. Sete escritos foram submetidos ao
nosso exame. Eram geralmente bons; mas três, sobretudo, mereceram a palma e
encheram de pasmo o júri e o mestre, tais eram — neste o arrojo do pensamento e a
novidade do estilo — naquele a pureza da linguagem e a solenidade acadêmica —
naquele outro a erudição rebuscada e técnica — tudo novidade, ao menos em Chapéu d’
Nós os classificamos pela ordem do mérito e do estilo. Assim, temos:
1º Estilo antitético e asmático.
2º Estilo ab ovo.
3º Estilo largo e clássico.
Para que o leitor fluminense julgue por si mesmo de tais méritos, vou dar adiante os
referidos trabalhos, até agora inéditos, mas já agora sujeitos ao apreço público.
ESTILO ANTITÉTICO E ASMÁTICO
O cão atirou-se com ímpeto. Fisicamente, o cão tem pés, quatro; moralmente, tem asas,
duas. Pés: ligeireza na linha reta. Asas: ligeireza na linha ascensional. Duas forças, duas
funções. Espádua de anjo no dorso de uma locomotiva.
Um menin
...
atara a lata ao rabo do cão. Que é rabo? Um prolongamento e um
deslumbramento. Esse apêndice, que é carne, é também um clarão. Di-lo a filosofia? Não;
di-lo a etimologia. Rabo, rabino: duas idéias e uma só raiz.
A etimologia é a chave do passado, como a filosofia é a chave do futuro.
O cão ia pela rua fora, a dar com a lata nas pedras. A pedra faiscava, a lata retinia, o cão
voava. Ia como o raio, como o vento, como a idéia. Era a revolução, que transtorna, o
temporal que derruba, o incêndio que devora. O cão devorava. Que devorava o cão? O
espaço. O espaço é comida. O céu pôs esse transparente manjar ao alcance dos
impetuosos. Quando uns jantam e outros jejuam; quando, em oposição às toalhas da
casa nobre, há os andrajos da casa do pobre; quando em cima as garrafas choram
lacrimachristi, e embaixo os olhos choram lágrimas de sangue, Deus inventou um
banquete para a alma. Chamou-lhe espaço. Esse imenso azul, que está entre a criatura e
o criador, é o caldeirão dos grandes famintos. Caldeirão azul: antinomia, unidade.
O cão ia. A lata saltava como os guizos do arlequim. De caminho envolveu-se nas pernas
de um homem. O homem parou; o cão parou: pararam diante um do outro. Contemplação
única! Homo, canis. Um parecia dizer: — Liberta-me! O outro parecia dizer: — Afasta-te!
Após alguns instantes, recuaram ambos; o quadrúpede deslaçou-se do bípede. Canis
levou a sua lata; homo levou a sua vergonha. Divisão eqüitativa. A vergonha é a lata ao
rabo do caráter.
Então, ao longe, muito longe, troou alguma coisa funesta e misteriosa. Era o vento, era o
furacão que sacudia as algemas do infinito e rugia como uma imensa pantera. Após o
rugido, o movimento, o ímpeto, a vertigem. O furacão vibrou, uivou, grunhiu. O mar calou
o seu tumulto, a terra calou a sua orquestra. O furacão vinha retorcendo as árvores, essas
torres da natureza, vinha abatendo as torres, essas árvores da arte; e rolava tudo, e ...
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