Livro: Vida Urbana
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Autor - Fonte: Lima Barreto
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Lima Barreto
A mulher brasileira
É de uso que, nas sobremesas, se façam brindes em honra ao aniversariante, ao
par que se casa, ao infante que recebeu as águas lustrais do batismo, conforme se tratar
de um natalício, de um casamento ou batizado. Mas, como a sobremesa é a parte do
jantar que predispõe os comensais a discussões filosóficas e morais, quase sempre, nos
festins familiares, em vez de se trocarem idéias sobre a imortalidade da alma ou o
adultério, como observam os Goncourts1, ao primeiro brinde se segue outro em honra à
mulher, à mulher brasileira.
Todos estão vendo um homenzinho de pince-nez2, testa sungada3, metido numas
roupas de circunstâncias, levantar-se lá do fim da mesa; e, com uma mão ao cálice, meio
suspenso, e a outra na borda do móvel, pesado de pratos sujos, compoteiras de doce,
guardanapos, talheres e o resto – dizer: “Peço a palavra”; e começar logo: “Minhas
senhoras, meus senhores”. As conversas cessam; da Lili deixa de contar a da Vivi a
história do seu último namoro; todos se aprumam nas cadeiras; o homem tosse e entra
em matéria: “A mulher, esse ente sublime. .” E vai por aí, escachoando imagens do
Orador Familiar, e fazendo citações de outros que nunca leu, exaltando as qualidades
da mulher brasileira, quer como mãe, quer como esposa, quer como filha, quer como
irmã.
A enumeração não foi completa; é que o meio não lhe permitia completá-la.
É uma cena que se repete em todos os festivos ágapes familiares, às vezes
mesmo nos de alto bordo.
Haverá mesmo razão para tantos gabos? Os oradores terão razão? Vale a pena
examinar.
Não direi que, como mães, as nossas mulheres não mereçam esses gabos; mas
isso não é propriedade exclusiva delas e todas as mulheres, desde as esquimós até às
australianas, são merecedoras dele. Fora daí, o orador estará com a verdade?
Lendo há dias as Memórias, de mme d’Épinay, tive ocasião de mais uma vez
constatar a fl
...
ração de mulheres superiores naquele extraordinário século XVIII francês.
Não é preciso ir além dele para verificar a grande influência que a mulher
francesa tem tido na marcha das idéias de sua pátria.
Basta-nos, para isso, aquele maravilhoso século, onde não só há aquelas que se
citam a cada passo, como essa mme d’Épinay, amiga de Grimm, de Diderot, protetora
de Rousseau, a quem alojou na famosa Ermitage, para sempre celebre na história das
letras; e mme du Deffant, que, se não me falha a memória, custeou a impressão do
Espírito das Leis. Não são únicamente essas. Há mesmo um pululamento de mulheres
superiores que influem, animam, encaminham homens superiores do seu tempo. A todo
o momento, nas memórias, correspondências e confissões, são apontadas; elas se
misturam nas intrigas literárias, seguem os debates filósoficos.
É uma mme de Houdetot; é uma Marechala de Luxemburgo; e até, no fundo da
Sabóia, na doce casa de campo de Charmettes, há uma mme de Warens que recebe,
1 Edmond (1822-1896) e Jules (1830-1870) Goncourt, escritores franceses da escola naturalista.
2 Modelo de óculos sem braços, preso por pressão diretamente no nariz do portador.
3 Erguida.
2
educa e ama um pobre rapaz maltrapilho, de quem ela faz mais tarde Jean Jacques
Rousseau.4
E foi por ler mme d’Épinay e recordar outras leituras, que me veio pensar nos
calorosos elogios dos oradores de sobremesas à mulher brasileira. Onde é que se viram
no Brasil, essa influência, esse apoio, essa animação das mulheres aos seus homens
superiores?
É raro; e todos que o foram, não tiveram com suas esposas, com suas irmãs, com
suas mães, essa comunhão nas idéias e nos anseios, que tanto animam, que tantas
vantagens trazem ao trabalho intelectual.
Por uma questão qualquer, Diderot5 escreve uma carta a Rousseau que o faz
sofrer; e logo este se dirige a mme d’Épinay, dizendo: “Se eu vos pudesse ver um
momento e chorar, como seri ...
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