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Actores e autores
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Actores e autores

Livro: Actores e autores Página 3

Autor - Fonte: FIALHO D\'ALMEIDA

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... encontrar ensaiador, a quem os actores obedeçam e escutem como a um mestre; e sem ensaiador que tenha da peça uma visão nitida e critica de conjuncto, impossivel fazer da obra dramatica um todo artístico integro e impecavel. Em geral os actores, com preponderancia no teatro, escolhem o papel em que mais brilhem, com prejuizo das outras creaçoes, e sem o menor escrupulo em prejudicarem muitas vezes de morte, as peças que são chamados a ilustrar. Sem a menor generosidade profissional, porque nem se arreceiam do ensaiador, nem da imprensa, acontece a miude estenderem deante do publico os colegas, por um reles prazer de vaidade, avançando ou recuando o tom, contanto que a sua vergonhosa victoria seja certa. —Mas isso não se devia tolerar! —E o caso da Ceia dos Cardeaes — graciosa scena passada entre tres velhos, recor12 FIALHO D\'ALMEIDA dando, em confidencia num gabunete, ao fim da ceia, os seus amores de mocidade—e que os actores que eu vi fazer a peça, vinham declamar á boca da scena por forma a exceder os colegas em violências de esgares, e crescendo gritado da dicção. —Como cohibir essa anciã, de concentrar em si todas as atenções e todos os aplausos do publico, que teem os actores mais cotados? —Num teatro de prova, o ensaiador devia ser um homem excessivamente culto e artista, estranho á scena, e com taes poderes sobre os actores, que não houvesse meio delle ser desatendido, como são os actuaes ensaiadores efemeros — se é que os ha — no teatro de D. Maria . Assim resulta que ouvir ali uma peça, a qual meta bastantes figuras, é grande numero de vezes assistir a um charivari, que nem dá noções de quadro, nem tem perspectiva nos episodios, e frequentemente traz para os primeiros planos, conforme a argucia dos actores, figuras que o auctor da peça ideara como acessorias, recuando-as para o fundo brumoso da acção. Este estado de coisas, posto que não apercebido do publico inc ...
lto e indiferente, é em absoluto intoleravel num teatro Normal. Pode dizer-se que em D. Maria não há rei nem ACTORES E AUTORES 13 roque no ensaio das peças, na afinação das figuras, na comprehensão critica da acção. Faz cada um o que lhe parece,—com o applauso da imprensa super omnia. —Mas não é verdade que lá fora, depois que o actor Antoine creou o teatro livre, se dão excepcionaes disveíos á rigorosa montagem das peças. —A sciencia da mise en-scène, que foi uma das grandes conquistas da empreza Rosas e Brazão em D. Maria, retrocedeu, ou pelo menos não progrediu, com a actual parceria. —A realisação material d\'uma obra de teatro, tal como seja feita, pode ou comprometel-a, ou salval-a, não-é assim? —Quanto a scenario, se é certo que Manini continua sendo o grande artista que todos sabemos, não é menos seguro que elle muita vez não pinta segundo as rubricas da peça, mas consoante os caprichos da sua fantasia, de sorte que, em elle entrando, os dramaturgos é que são os colaboradores do cenógrafo; tanto monta dizer que é mais um que precisa ser metido na ordem pelo ensaiador. E o que se diz d\'este, diz-se de todos os outros. Após uns instantes de recolhimento, o nosso entrevistado acrescentou: 14 FIALHO D\'ALMEIDA —Assim como é necessário unificar a ortografia, assim é necessário unificar a dicção, que anda disparatada, estabelecendo-lhe um tipo; para isso ha em primeiro logar os Conservatorios, que são a escola primaria do teatro, e os teatros normaes, ou subvencionados pelo Estado, no gênero da Comédie, onde as teorias dictadas no Conservatório são na pratica desenvolvidas. É o que dá ao teatro, entre outras missões que elle tem a cumprir, foros de uma escola da lingua portugueza. Isto nos leva a perguntar se o Conservatório cumpre o fim a que se destina, e se o teatro continua a missão do Conservatorio, e é verdadeiramente uma escola de falar portuguez, ...

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