Livro: Actores e autores Página 2
Autor - Fonte: FIALHO D\'ALMEIDA
...
; e
8 FIALHO D\'ALMEfDA
julgo mesmo que Garrett nunca o
conseguiu.
— Carecidos de auctoridade e
competescia, os gerentes pouco teem feito
em favor da literatura dramatica nacional?
—A simples perscruta da categoria mental
da personagem ou personagens encarregadas
da escolha na preferencia das peças, para
logo deve levar o publico á conclusão de que
essa escolha não pode ser senão arbitraria. E
o gerente, por via de regra, um actor, e
nunca dos mais ilustres da companhia,—
esses teem de se ocupar das suas creações —
que a eleição investe no papel de censor,
preferindo-se em geral os mais arguciosos e
astutos; pois em matéria administrativa ha sido
o que as ultimas gerencias teem tido em vista.
Conhece-se o preparo literario e cultual
destes gerentes: são quando muito embriões
de bachareis sem criterio, sem leituras, sem
experiencia, dominados apenas pelo desejo de
levar a bom caminho as finanças da empreza,
e açambarcar papeis, que os ponham em
evidencia.
—A producção de obras portuguezas de
teatro nestes últimos tempos tem porventura
manifestado quaesquer progressos?
—Durante o funcionamento constituido
ACTORES E AUTORES 9
com o caracter de projecção pelo Estado, as
peças representadas em D. Maria não divergem
das medias mediocres, que teem caracte-risado a
literatura dramática nos outros períodos do
teatro portuguez de Garrett para cá. O numero
das peças boas, ou pela hábil carpinteria, ou pelo
estro literario, é tão diminuto e mesquinho, que
bem se pode dizer que a aptidão dramaturgica do
escriptor portuguez é uma qualidade de
excepção. E assim deve ser. Quem examinar as
obras de literatura dialogai ou narrativa, desde
os períodos em que este genero literario adquiriu
formação autonomica na literatura nacional,
imediatamente reconhece que os novelistas e
dramaturgos portuguezes, fora da concepção
lírica, da tirada oratoria e da devaneação
sentimental, poucas ou nenhu
...
as qualidades
teem de entrechadores de peças e romances;
sobretudo o teatro requer uma concisão nervosa,
uma intensidade de acção e um poder sintético e
analítico, que quasi por completo faltam entre os
predicados literários do portuguez.
—Dentre os nossos escriptores nenhum
haverá que escape a tão sumario e inexoravel
julgamento?
—Apontarei nesta verdadeira miseria de
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temperamento trs nomes que foram tres verdadeiras
excepções: O primeiro é Camilo
Castello Branco, cujas catástrofes dos
principaes romances são maravilhas de
potência dramática, tanto mais notavel, quanto
é certo se passam em geral com indivíduos de
mediocre estatura social, com brazileiros,
comerciantes, morgados, etc, que a certa
altura dos seus livros adquirem grandeza de
heroes. O segundo foi César de Lacerda, que,
tendo sido um pessimo literato, inculto e mal
preparado, foi um sagacissimo carpinteiro de
teatro. O terceiro é Marcellino Mesquita,
posto em escala superior á de César de
Lacerda, se bem que, não tendo feito todos
os esforços que devia para cristalisar a sua
forma e definir a essência filosofica e social
dos seus personagens, é todavia dos mais
raros e fogosos temperamentos teatraes, que
entre nós tem existido. Se Marcellino
Mesquita, armador de catastrofes, podesse
ter tido a cultura de Jacinto Benavente, terse-
hia realisado na literatura dramática
portugueza urna figura a egualar as mais altas
do teatro contemporaneo.
— Diz-se que ha falta de conjuncto e
disciplina nos actores da companhia do
teatro, e que isso prejudica o exito das
peças.
ACTORES E AUTORES 11
—Quanto ás garantias que a actual
constituição do teatro, com os artistas de que
dispõe, oferecem aos escriptores dramaticos
portuguezes para a cuidadosa representação
das suas peças, não se pode dizer que desde
a empreza Rosas e Rrazão para cá, no teatro
de D. Maria, essas coisas tenham melhorado.
É impossivel ...
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Comentários:
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