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Actores e autores
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Actores e autores

Livro: Actores e autores Página 2

Autor - Fonte: FIALHO D\'ALMEIDA

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... ; e 8 FIALHO D\'ALMEfDA julgo mesmo que Garrett nunca o conseguiu. — Carecidos de auctoridade e competescia, os gerentes pouco teem feito em favor da literatura dramatica nacional? —A simples perscruta da categoria mental da personagem ou personagens encarregadas da escolha na preferencia das peças, para logo deve levar o publico á conclusão de que essa escolha não pode ser senão arbitraria. E o gerente, por via de regra, um actor, e nunca dos mais ilustres da companhia,— esses teem de se ocupar das suas creações — que a eleição investe no papel de censor, preferindo-se em geral os mais arguciosos e astutos; pois em matéria administrativa ha sido o que as ultimas gerencias teem tido em vista. Conhece-se o preparo literario e cultual destes gerentes: são quando muito embriões de bachareis sem criterio, sem leituras, sem experiencia, dominados apenas pelo desejo de levar a bom caminho as finanças da empreza, e açambarcar papeis, que os ponham em evidencia. —A producção de obras portuguezas de teatro nestes últimos tempos tem porventura manifestado quaesquer progressos? —Durante o funcionamento constituido ACTORES E AUTORES 9 com o caracter de projecção pelo Estado, as peças representadas em D. Maria não divergem das medias mediocres, que teem caracte-risado a literatura dramática nos outros períodos do teatro portuguez de Garrett para cá. O numero das peças boas, ou pela hábil carpinteria, ou pelo estro literario, é tão diminuto e mesquinho, que bem se pode dizer que a aptidão dramaturgica do escriptor portuguez é uma qualidade de excepção. E assim deve ser. Quem examinar as obras de literatura dialogai ou narrativa, desde os períodos em que este genero literario adquiriu formação autonomica na literatura nacional, imediatamente reconhece que os novelistas e dramaturgos portuguezes, fora da concepção lírica, da tirada oratoria e da devaneação sentimental, poucas ou nenhu ...
as qualidades teem de entrechadores de peças e romances; sobretudo o teatro requer uma concisão nervosa, uma intensidade de acção e um poder sintético e analítico, que quasi por completo faltam entre os predicados literários do portuguez. —Dentre os nossos escriptores nenhum haverá que escape a tão sumario e inexoravel julgamento? —Apontarei nesta verdadeira miseria de 10 FIALHO D\'ALMEIDA temperamento trs nomes que foram tres verdadeiras excepções: O primeiro é Camilo Castello Branco, cujas catástrofes dos principaes romances são maravilhas de potência dramática, tanto mais notavel, quanto é certo se passam em geral com indivíduos de mediocre estatura social, com brazileiros, comerciantes, morgados, etc, que a certa altura dos seus livros adquirem grandeza de heroes. O segundo foi César de Lacerda, que, tendo sido um pessimo literato, inculto e mal preparado, foi um sagacissimo carpinteiro de teatro. O terceiro é Marcellino Mesquita, posto em escala superior á de César de Lacerda, se bem que, não tendo feito todos os esforços que devia para cristalisar a sua forma e definir a essência filosofica e social dos seus personagens, é todavia dos mais raros e fogosos temperamentos teatraes, que entre nós tem existido. Se Marcellino Mesquita, armador de catastrofes, podesse ter tido a cultura de Jacinto Benavente, terse- hia realisado na literatura dramática portugueza urna figura a egualar as mais altas do teatro contemporaneo. — Diz-se que ha falta de conjuncto e disciplina nos actores da companhia do teatro, e que isso prejudica o exito das peças. ACTORES E AUTORES 11 —Quanto ás garantias que a actual constituição do teatro, com os artistas de que dispõe, oferecem aos escriptores dramaticos portuguezes para a cuidadosa representação das suas peças, não se pode dizer que desde a empreza Rosas e Rrazão para cá, no teatro de D. Maria, essas coisas tenham melhorado. É impossivel ...

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