Livro: A Senhora do Galvão
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Autor - Fonte: Machado de Assis
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...
Mas a verdade é que eles apenas combinavam no plano, quando a
mulher do advogado recebeu este bilhete anônimo:
"Não é possível que a senhora se deixe embair mais tempo, tão escandalosamente,
por uma de suas amigas, que se consola da viuvez, seduzindo os maridos alheios, quando
bastava conservar os cachos."
Que cachos? Maria Olímpia não perguntou que cachos eram; eram da viúva do
brigadeiro, que os trazia por gosto, e não por moda. Creio que isto se passou em 1853.
Maria Olímpia leu e releu o bilhete; examinou a letra, que lhe pareceu de mulher e
disfarçada, e percorreu mentalmente a primeira linha das suas amigas, a ver se descobria a
autora. Não descobriu nada, dobrou o papel e fitou o tapete do chão, caindo-lhe os olhos
justamente no ponto do desenho em que dois pombinhos ensinavam um ao outro a maneira
de fazer de dois bicos um bico. Há dessas ironias do acaso, que dão vontade de destruir o
universo. Afinal meteu o bilhete no bolso do vestido, e encarou a mucama, que esperava
por ela, e que lhe perguntou:
— Nhanhã não quer mais ver o xale?
Maria Olímpia pegou no xale que a mucama lhe dava e foi pô-lo aos ombros,
defronte do espelho. Achou que lhe ficava bem, muito melhor que à viúva. Cotejou as suas
graças com as da outra. Nem os olhos nem a boca eram comparáveis; a viúva tinha os
ombros estreitinhos, a cabeça grande, e o andar feio. Era alta; mas que tinha ser alta? E os
trinta e cinco anos de idade, mais nove que ela? Enquanto fazia essas reflexões, ia
compondo, pregando e despregando o xale.
— Este parece melhor que o outro, aventurou a mucama.
— Não sei. disse a senhora, chegando-se mais para a janela, com os dois nas mãos.
— Bota o outro, nhanhã.
A nhanhã obedeceu. Experimentou cinco xales dos dez que ali estavam, em caixas,
vindos de uma loja da rua da Ajuda. Concluiu que os dois primeiros eram os melhores; mas
aqui surgiu uma complicação — mínima, realmente — mas tão sutil e profunda
...
a solução,
que não vacilo em recomendá-la aos nossos pensadores de 1906. A questão era saber qual
dos dois xales escolheria, uma vez que o marido, recente advogado, pedia-lhe que fosse
econômica. Contemplava-os alternadamente, e ora preferia um, ora outro. De repente,
lembrou-lhe a aleivosia do marido, a necessidade de mortificá-lo, castigá-lo, mostrar-lhe
que não era peteca de ninguém, nem maltrapilha; e, de raiva, comprou ambos os xales.
Ao bater das quatros horas (era a hora do marido) nada de marido. Nem às quatro,
nem às quatro e meia. Maria Olímpia imaginava uma porção de coisas aborrecidas, ia à
janela, tornava a entrar, temia um desastre ou doença repentina; pensou também que fosse
uma sessão do júri. Cinco horas, e nada. Os cachos da viúva também negrejavam diante
dela, entre a doença e o júri, com uns tons de azul-ferrete, que era provavelmente a cor do
diabo. Realmente era para exaurir a paciência de uma moça de vinte e seis anos. Vinte e
seis anos; não tinha mais. Era filha de um deputado do tempo da Regência, que a deixou
menina; e foi uma tia que a educou com muita distinção. A tia não a levou muito cedo a
bailes e espetáculos. Era religiosa, conduziu-a primeiro à igreja. Maria Olímpia tinha a
vocação da vida exterior, e, nas procissões e missas cantadas, gostava principalmente do
rumor, da pompa; a devoção era sincera, tíbia e distraída. A primeira coisa que ela via na
tribuna das igrejas, era a si mesma. Tinha um gosto particular em olhar de cima para baixo,
fitar a multidão das mulheres ajoelhadas ou sentadas, e os rapazes, que, por baixo do coro
ou nas portas laterais, temperavam com atitudes namoradas as cerimônias latinas. Não
entendia os sermões; o resto, porém, orquestra, canto, flores, luzes, sanefas, ouros, gentes,
tudo exercia nela um singular feitiço. Magra devoção, que escasseou ainda mais com o
primeiro espetáculo e o primeiro baile. Não alcançou a Candiani, mas ou ...
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