Livro: A Psicologia do Lider
Autor - Fonte: Antonio Meneggetti
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, tem-se constatado o crescente desenvolvimento e a evolução da
área de estudo em estratégia empresarial, em especial, o planejamento estratégico. Existe uma
vasta bibliografia sobre planejamento estratégico, apresentada por diversos autores, como
Kaplan (2008), Fischmann e Almeida (2009), Porter (1986), sendo que esses autores sugerem
diferentes modelos de como elaborar um planejamento estratégico. Porém, tais propostas
apresentadas por esses, como Kaplan e Norton, além de outros, como Price Waterhouse
(1997) e Grouard e Menson (2001), raras vezes elaboram, de maneira pontual, um dos
elementos mais importantes em estratégia: sua implementação.
Kaplan e Norton (2008, p. 3) escrevem que, “segundo uma pesquisa global feita em
2006, The Monitor Group interrogou altos executivos sobre suas prioridades. A prioridade
número um, por ampla margem, foi a execução da estratégia”. O Conference Board, ainda
segundo esses autores, em sua pesquisa de 2007, relatou que, para os executivos, o mais
importante era a “excelência na execução”. A atribuição de alta prioridade à eficácia na
execução da estratégia pode ser atribuída à gravidade dos problemas, os quais se encontram
documentados e com que se defrontam as empresas na tentativa de executar a estratégia.
Afirmam também que várias pesquisas, realizadas ao longo das últimas décadas, indicam que
60% a 80% das empresas ficam
muito longe de alcançar os objetivos definidos em seus
planos estratégicos.
Uma vez que o planejamento estratégico e, em sua decorrência, a gestão estratégica é
um processo dinâmico para se chegar ao futuro pretendido, o presente artigo parte da seguinte
questão de pesquisa: O que representa para o líder a elaboração e a implementação do
planejamento estratégico em sua empresa, e qual é a razão pela qual, segundo a pesquisa
supracitada, 60% a 80% das organizações não alcançam os objetivos definidos em seus
planos estratégicos?
Comentários:
Deixe aqui seu comentário sobre este livro:
WhatsApp: (11) 9 9191 6085