Whats: (11)991916085


VÍDEO: É O FIM DO MUNDO OU O COMEÇO

Você está em: Página inicial / Marcantes / A Psicologia do Lider
A Psicologia do Lider

Livro: A Psicologia do Lider

Autor - Fonte: Antonio Meneggetti

 INTRODUÇÃO Nas últimas décadas, tem-se constatado o crescente desenvolvimento e a evolução da área de estudo em estratégia empresarial, em especial, o planejamento estratégico. Existe uma vasta bibliografia sobre planejamento estratégico, apresentada por diversos autores, como Kaplan (2008), Fischmann e Almeida (2009), Porter (1986), sendo que esses autores sugerem diferentes modelos de como elaborar um planejamento estratégico. Porém, tais propostas apresentadas por esses, como Kaplan e Norton, além de outros, como Price Waterhouse (1997) e Grouard e Menson (2001), raras vezes elaboram, de maneira pontual, um dos elementos mais importantes em estratégia: sua implementação. Kaplan e Norton (2008, p. 3) escrevem que, “segundo uma pesquisa global feita em 2006, The Monitor Group interrogou altos executivos sobre suas prioridades. A prioridade número um, por ampla margem, foi a execução da estratégia”. O Conference Board, ainda segundo esses autores, em sua pesquisa de 2007, relatou que, para os executivos, o mais importante era a “excelência na execução”. A atribuição de alta prioridade à eficácia na execução da estratégia pode ser atribuída à gravidade dos problemas, os quais se encontram documentados e com que se defrontam as empresas na tentativa de executar a estratégia. Afirmam também que várias pesquisas, realizadas ao longo das últimas décadas, indicam que 60% a 80% das empresas ficam
muito longe de alcançar os objetivos definidos em seus planos estratégicos. Uma vez que o planejamento estratégico e, em sua decorrência, a gestão estratégica é um processo dinâmico para se chegar ao futuro pretendido, o presente artigo parte da seguinte questão de pesquisa: O que representa para o líder a elaboração e a implementação do planejamento estratégico em sua empresa, e qual é a razão pela qual, segundo a pesquisa supracitada, 60% a 80% das organizações não alcançam os objetivos definidos em seus planos estratégicos?
Comentários:
Deixe aqui seu comentário sobre este livro:
Nome:
Comentário:

WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Busca Google