Livro: Muitos anos depois
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Autor - Fonte: Machado de Assis
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Machado de Assis
Tinha vinte e sete anos o padre Flávio, quando começou a carreira de pregador para a
qual se sentia arrastado por uma vocação irresistível. Teve a felicidade de ver começada
a sua reputação desde as primeiras prédicas, que eram ouvidas com entusiasmo por
homens e mulheres. Alguns inimigos que a fortuna lhe dera por confirmação do seu
mérito, diziam que a eloqüência do padre era insossa e fria. É pena dizer que esses
adversários do padre vinham da sacristia, e não da rua.
Bem pode ser que entre os admiradores do padre Flávio alguns fossem mais entusiastas
das suas graças que dos seus talentos — para ser justo, gostavam de ouvir a palavra
divina proferida por uma graciosa boca. Efetivamente o padre Flávio era uma soberba
figura; a sua cabeça tinha uma forma escultural. Se a imagem não ofende os ouvidos
católicos, direi que parecia Apolo convertido ao Evangelho. Tinha magníficos cabelos
pretos, olhos da mesma cor, nariz reto, lábios finos, a testa lisa e polida. O olhar ainda
que sereno, tinha uma expressão de severidade, mas sem afetação. Aliavam-se naquele
rosto a graça profana e a austeridade religiosa, como duas coisas irmãs, dignas
igualmente da contemplação divina.
O que o padre Flávio era no aspecto, era-o também no caráter. Pode-se dizer que era
cristão e pagão ao mesmo tempo. A sua biblioteca constava de três grandes estantes.
Numa estavam os livros religiosos, os tratados de teologia, as obras de moral cristã, os
anais da Igreja, os escritos dos Jerônimos, dos Bossuets e dos Apóstolos. A outra
continha os produtos do pensamento pagão, os poetas e os filósofos das eras
mitológicas, as obras de Platão, de Homero, de Epíteto e Virgílio. Na terceira estante
estavam as obras profanas que não se ligavam essencialmente àquelas duas classes, e
com que ele se deleitava nas horas vagas que lhe deixavam as outras duas. Na
classificação dos seus livros, o padre Flávio viu-se
...
lgumas vezes perplexo; mas
resolvera a dificuldade de um modo engenhoso. O poeta Chénier, em vez de ocupar a
terceira estante, foi colocado na classe do paganismo, entre Homero e Tíbulo. Quanto ao
Telêmaco de Fénelon, resolveu o padre deixá-lo sobre a mesa de trabalho; era um
arcebispo católico que falava do filho de Ulisses; exprimia de algum modo a feição
intelectual do padre Flávio
Seria puerilidade supor que o padre Flávio, consorciando assim os escritos de duas
inspirações opostas, fizesse dos dois cultos um só, e abraçasse do mesmo modo os
deuses do templo antigo e as imagens da Igreja cristã. A religião católica era a da sua fé,
ardente, profunda, inabalável; o paganismo representava a sua religião literária. Se
encontrava no discurso da montanha consolações para a consciência, tinha nas páginas
de Homero deliciosos prazeres ao seu espírito. Não confundia as odes de Anacreonte
com o Cântico dos cânticos, mas sabia ler cada livro, a seu tempo, e tinha para si (coisa
que mesma lhe perdoara o padre Vilela) que entre as duas obras havia alguns pontos de
contacto.
II
O padre Vilela que entrou por incidente no período acima, tinha uma grande parte na vida
do padre Flávio. Se este abraçara a vida religiosa foi por conselho e direção do padre
Vilela, e em boa hora o fez porque, dos seus contemporâneos, nenhum honrou melhor o
hábito sagrado.
Educado pelo padre Vilela, Flávio achou-se aos dezoito anos com todos os
conhecimentos que podiam prepará-lo para as funções religiosas. Contudo estava
resolvido a seguir outra carreira, e tinha já em vista o curso jurídico. O padre Vilela
esperava que o moço escolhesse livremente a profissão, não querendo comprar mediante
uma condescendência de rapaz o futuro arrependimento. Uma circunstância que
interessa à história fez com que Flávio abraçasse a profissão sacerdotal a que já o
dispunham, não somente a instrução do espírito, mas também a severid ...
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