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A Missão de Allan Kardec

Livro: A Missão de Allan Kardec Página 3

Autor - Fonte: Carlos Imbassy

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... ude do escritor de bom quilate, seguro no escrever, firme na argumentação, paciente no revide à capciosa crítica do adversário e profundo conhecedor da vida e da obra de Alan Kardec. É trabalho de mestre. Francisco Raitani Prefácio à 2ª edição Carlos Imbassahy é figura ímpar no cenário cultural espírita do Brasil, constituindo constelação em que figuram estrelas de igual grandeza como Deolindo Amorim, Herculano Pires e outros. Além de escritor nato, que a doutrina da reencarnação bem explica, o Dr. Imbassahy foi também notável polemista, filósofo, sociólogo e divulgador espírita, detentor de uma cultura polimórfica que as suas obras testificam. A análise que se possa fazer de qualquer de seus trabalhos, além do acervo cultural que fica evidente e inegável, mostra ainda outra fase singular de sua vida, como seja a capacidade de pesquisar, discernir e demonstrar, com simplicidade, mesmo as questões mais complexas. Além desse humanismo, ressaltava nele a invulgar capacidade de servir ao homem. A par disso, era vasto seu conhecimento da obra do codificador. Seu trabalho, neste livro que agora sai a lume, em 2ª edição conjunta das Federações Espíritas dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e das Uniões das Sociedades Espíri-tas dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, é um preito de saudades e louvor a quem tanto fez pela grandeza do Espiritismo, como discípulo fiel da obra de Allan Kardec. Walter do Amaral PRIMEIRA PARTE Os precursores A alma, seguindo a lei de evolução que rege os corpos, se vem desenvolvendo através dos reinos da natureza e através dos séculos até chegar à nossa espécie. Ela traz, portanto, ao entrar na vida humana, resíduos milenários, e daí a selvageria, o egoísmo, a fereza, os sentimentos inferiores que parecem constituir os caracteres da grande maioria dos seres. Para acelerar o nosso progresso espiritual vem o Criador enviando ao planeta os seus I ...
strutores e eles nos comunicam as leis divinas, que são pauta de nossa conduta, que são os ensinos que nos devem encaminhar ao bem e aos bons sentimentos. O Bramanismo, cujas raízes se perdem no tempo, recomenda aos homens a coragem moral, a sabedoria, o amor às criaturas, o sacrifício, a retidão, a austeridade. No Prasada se atribui a Krishna as máximas que estabelecem a moral dos povos; elas nos dizem que o orgulho, a avareza, a cruel-dade, a cólera, o tédio, as paixões vergonhosas e os vícios tornam os homem desprezível. Zoroastro, há muitos séculos, fundava na Pérsia uma religião digna de respeito. Jeremias toma a defesa dos oprimidos, clama pela paz, prega contra a tirania, a veniaga, o assassínio, os maus costumes. Deixa ao mundo uma grande lição e um grande exemplo. Era um homem que chorava, como choram todos aqueles que percebem as fraque-zas do povo, a falência da humanidade. Buda, 600 anos antes do Cristo, apresenta uma religião fundada na misericórdia, no bem, na instrução, no desprendimento, no altruísmo, na mansidão, no respeito mútuo, na fraternidade, na ausência de desejos e paixões. Recomendava a ação reta, a existência reta, a linguagem reta, a aplicação reta, o pensamento reto, a meditação reta. Em síntese, era o não pequeis por pensamentos, palavras e obras. Por toda parte aconselhava e repetia a máxima bramânica – “Sede como o sândalo que perfuma o machado que o corta”. No Oriente, fulguram três grandes estrelas: Lao-Tse, Mêncio e Confúcio. Lao-Tse apresenta o Livro da Razão Suprema e estabelece os princípios morais que os dois astros, mais tarde, espalham e desen-volvem. Mêncio, ou Meng-Tse, em seu Tratado de Moral, aponta aos homens a sua verdadeira conduta. Confúcio resume o seu longo ensino na frase – “Não faças aos outros o que não queres que te façam”. Detenhamo-nos agora nos dois gigantes nascidos naquele país onde floresceu o gênio antigo, onde a Literatura, a ...

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