Livro: Os Três Caminhos de Hécate Página 2
Autor - Fonte: J. Herculano Pires
...
vens de costas voltadas umas para as
outras.
As faces de Hécate olhavam o cosmos em três
direções. Estava presente no mistério das encarnações e
das desencarnações. Vivia na Terra, mas descia aos
infernos e subia aos céus. Quando Deméter procurava
sua filha Perséfone, raptada por Hades, o deus infernal,
Hécate saiu ao seu encontro com um facho de luz e,
arrebatando-a nos seus corcéis, levou-a até o Sol.
Deméter soube, então, na luz solar, o destino da filha
desaparecida.
Hécate, a deusa tríplice, no céu era a Lua, na Terra
era Diana, no inferno, Prosérpina. O mistério da
trindade, que é uma das mais antigas formas
mitológicas, encontrou em Hécate a sua mais poética
expressão. Invocavam-na para afastar as almas dos
mortos, nos casos de possessão ou loucura. Nas noites
de luar, aparecia nas encruzilhadas, acompanhada de
almas errantes e de animais. para torná-la propícia, ou
para que auxiliasse as almas perdidas, ofereciam-lhe nas
encruzilhadas os resíduos dos sacrifícios aos deuses.
A deusa tríplice era também representada por três
caminhos cruzados. Os caminhos de Hécate conduziam
aos três planos do seu império cósmico: o mundo
subterrâneo, o mundo terreno e o mundo celeste. Deusa
dos mistérios da terra e do espaço, Hécate assemelha-se
à doutrina tríplice do Espiritismo, que pelos caminhos
da ciência, da Filosofia e da Religião, arranca Perséfone
do hades, conduz Deméter ao Sol e transforma os
resíduos mitológicos em auxílio para as almas e os
homens.
Primeira Parte
Ciência
1 – Ciência e Superstição
Em artigo distribuído pela APLA, aos jornais de todo o
mundo, Chapman Pincher escreve de Londres, estranhando que o
nosso século, considerado Idade da Ciência, seja também a
Grande Idade da Superstição. Mas, procurando explicar essa
situação contraditória, faz uma descoberta curiosa: a de que a
ciência gera a superstição. Como se vê, trata-se de uma
explicação
...
dialética, bem ao gosto do século. Mas uma
explicação que não passa de simples paliativo.
Qual a razão pela qual o nosso século seria a grande Idade da
Superstição? Primeiro, segundo explica Chapman Pincher, por
causa dos Discos Voadores. Depois, porque há uma crença geral
em “poltergeists”, ou seja: “espíritos sobrenaturais e dotados da
capacidade de mover objetos materiais”. E depois, ainda, porque
milhões de pessoas, em todo o mundo, acreditam que os espíritos
dos mortos podem comunicar-se com os vivos e até mesmo
materializar-se”.
A posição do Sr. Pincher não é única. Há milhares de
intelectuais, pelo mundo inteiro, escrevendo artigos,
pronunciando conferências, dando aulas e publicando livros,
nesse mesmo sentido. Para todos eles, aceitar a possibilidade da
existência de espíritos é revelar atraso mental, apego a
superstições superadas pelo desenvolvimento das ciências. Que
resposta podemos dar a esses homens ilustres, não raro dotados
de grande capacidade mental, que relegam ao porão do
subconsciente as nossas mais sólidas convicções?
Há espíritas que se impressionam com isso. Muitos nos
escrevem, perguntando como explicar-se a existência de tanta e
tão ferrenha negação, de parte de homens esclarecidos. A melhor
resposta nos é dada pela própria história da chamada
“superstição espírita”. Até hoje, desde as famosas investigações
da Sociedade Dialética de Londres, para desfazer a “praga do
século” – que era então, e isso no século XIX, o Espiritismo –,
nenhum investigador sério pôs a mão no fogo sem ser queimado.
Quer dizer: até hoje, nenhum cientista que se atreveu, com
seriedade, a investigar os fatos espíritas, deixou de comproválos.
E muitos tornaram-se espíritas, inclusive o maior deles, que
foi William Crookes, o Einstein do século XIX.
O que acontece, pois, é que o Sr. Pincher, e muitos outros
como ele, apegam-se aos seus conhecimentos com o ...
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