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A Lenda do Castelo de Montinhoso
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A Lenda do Castelo de Montinhoso

Livro: A Lenda do Castelo de Montinhoso Página 2

Autor - Fonte: J. W. Rochester

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... e vislumbram as gentes do século XVIII é uma época privilegiada e benéfica, com o predomínio do pitoresco, do patético, de tudo quanto o racionalismo e o classicismo trataram de afugentar do espírito humano. Até o final do século, a novela se enriquece com novas tendências. Enquanto o escocês Henry Mackenzie (1745-1831) continuava a direção marcada por Richardson e Sterna, o aristocrático Walpole, amigo de Mme. du Deffand, autor do volumoso epistolário que oferece o quadro mais completo da vida inglesa na metade do século XVIII, reage contra o sentimentalismo que desprezava por burguês, publicando The Castle of Otranto, uma obscura história desenrolada na Itália do século XI, durante a Idade Média feudal. O prefácio traçou a teoria de um novo tipo narrativo a base de horrores e de mistérios, capaz de suscitar emoções à alma com a ação transposta a épocas distantes para, assim justificar o uso dos elementos sobrenaturais; tipo este ao qual o próprio Walpode denominou NOVELA GÓTICA. O gênero teve grande fortuna: cultivou-o de pronto Clara Reeve (1729-1807) ainda: que atenuando as audácias (The old english baron). Deu-lhe sua precisa feição literária a célebre Mrs. Anne Ward Radcliff, perseguindo fins artísticos e mostrando-se mestra no emprego do sensacional. Poucos serão hoje os leitores de The Sicilian, The romance of the forest, The misters of Udolpho, The Italian. Radcliff exerceu vivo influxo sobre a literatura sucessiva e suscitou êmulos como Mathew Gregory Lewis com o seu Ambrosio, the Monk. Mantendo-se viva através dos anos, a NOVELA GÓTICA veio, segundo o parecer de algumas opiniões abalizadas da crítica, inaugurar, na pena do genial escritor americano Edgard Allan Poe, a literatura policial que é, indiscutivelmente o gênero literário do nosso tempo. Vê-se, pois, que criticado pelo método comparativo, à luz de um exame frio e objetivo, Rochester se justifica. Curioso é que, na en ...
arnação humana de John Wilmot, Rochester não deixa suspeitar jamais as suas futuras tendências. Parece que escolhendo esse seu velho nome, o espírito se penitencia de pretéritos erros pois que este John Wilmot, Conde de Rochester, poeta inglês satírico e célebre por seu espírito e sua vida desordenada. Nascido em Ditchley, condado de Oxford, em 1647, morreu em 1680, Depois de ter feito brilhantes estudos na Universidade de Oxford, na qual fez-se conhecido como original vate, viajou pela França e a Itália. De volta à alegre Inglaterra, Rochester, que tinha, então, dezoito anos, foi apresentado à corte. Belo, espiritual, ardente, dotado do supremo requinte da arte de agradar e de cativar, o jovem cavalheiro brilhou singularmente na corte de Carlos II, a mais corrompida, a mais voluptuosa das cortes da época, Seu gosto natural pelos prazeres, se desenvolveu nesse centro de plena libertinagem. Não obstante, ao fim e certo tempo, Rochester renunciava a essa sedutora existência para embarcar na frota comandada pelo Conde de Sandwich, tomando parte em duas expedições e dando provas de rara intrepidez. De volta a Inglaterra, retoma seus hábitos desordenados, segundo suas próprias confissões, embebedou- se todos os dias. Nesse estado de inconsciência permanente fugiu a todas as regras de conduta, abusando de inacreditáveis liberdades de linguagem e não hesitando em crivar com suas farpas satíricas os homens do poder, os ministros do rei e o próprio Carlos II que o fez expulsar da corte. Aos trinta anos Rochester tinha a saúde completamente comprometida. Perdera igualmente, suas qualidades de bravura e coragem de que havia dado incontestáveis provas. Provocado para um duelo por Lord Mulgrave, que insultara, fugiu ao encontro. Essa conduta julgada inqualificável aos ditames de honra do tempo, acabou de arruinar sua reputação. Algum tempo antes de morrer fez vir para junto de si o bispo de Salsbury, ao qual manifesto ...

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