Livro: A Lenda do Castelo de Montinhoso Página 2
Autor - Fonte: J. W. Rochester
...
e vislumbram
as gentes do século XVIII é uma época privilegiada e benéfica,
com o predomínio do pitoresco, do patético, de tudo quanto o racionalismo
e o classicismo trataram de afugentar do espírito humano. Até o
final do século, a novela se enriquece com novas tendências. Enquanto
o escocês Henry Mackenzie (1745-1831) continuava a direção marcada
por Richardson e Sterna, o aristocrático Walpole, amigo de Mme.
du Deffand, autor do volumoso epistolário que oferece o quadro mais
completo da vida inglesa na metade do século XVIII, reage contra o
sentimentalismo que desprezava por burguês, publicando The Castle
of Otranto, uma obscura história desenrolada na Itália do século XI,
durante a Idade Média feudal. O prefácio traçou a teoria de um novo
tipo narrativo a base de horrores e de mistérios, capaz de suscitar emoções
à alma com a ação transposta a épocas distantes para, assim
justificar o uso dos elementos sobrenaturais; tipo este ao qual o próprio
Walpode denominou NOVELA GÓTICA. O gênero teve grande fortuna:
cultivou-o de pronto Clara Reeve (1729-1807) ainda: que atenuando
as audácias (The old english baron). Deu-lhe sua precisa feição
literária a célebre Mrs. Anne Ward Radcliff, perseguindo fins artísticos
e mostrando-se mestra no emprego do sensacional. Poucos serão hoje
os leitores de The Sicilian, The romance of the forest, The misters
of Udolpho, The Italian. Radcliff exerceu vivo influxo sobre a literatura
sucessiva e suscitou êmulos como Mathew Gregory Lewis com o seu
Ambrosio, the Monk. Mantendo-se viva através dos anos, a NOVELA
GÓTICA veio, segundo o parecer de algumas opiniões abalizadas da
crítica, inaugurar, na pena do genial escritor americano Edgard Allan
Poe, a literatura policial que é, indiscutivelmente o gênero literário do
nosso tempo. Vê-se, pois, que criticado pelo método comparativo, à luz
de um exame frio e objetivo, Rochester se justifica.
Curioso é que, na en
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arnação humana de John Wilmot, Rochester
não deixa suspeitar jamais as suas futuras tendências. Parece que
escolhendo esse seu velho nome, o espírito se penitencia de pretéritos
erros pois que este John Wilmot, Conde de Rochester, poeta inglês satírico
e célebre por seu espírito e sua vida desordenada. Nascido em
Ditchley, condado de Oxford, em 1647, morreu em 1680, Depois de ter
feito brilhantes estudos na Universidade de Oxford, na qual fez-se conhecido
como original vate, viajou pela França e a Itália. De volta à alegre
Inglaterra, Rochester, que tinha, então, dezoito anos, foi apresentado
à corte. Belo, espiritual, ardente, dotado do supremo requinte da
arte de agradar e de cativar, o jovem cavalheiro brilhou singularmente
na corte de Carlos II, a mais corrompida, a mais voluptuosa das cortes
da época, Seu gosto natural pelos prazeres, se desenvolveu nesse centro
de plena libertinagem. Não obstante, ao fim e certo tempo, Rochester
renunciava a essa sedutora existência para embarcar na frota comandada
pelo Conde de Sandwich, tomando parte em duas expedições
e dando provas de rara intrepidez. De volta a Inglaterra, retoma
seus hábitos desordenados, segundo suas próprias confissões, embebedou-
se todos os dias. Nesse estado de inconsciência permanente fugiu
a todas as regras de conduta, abusando de inacreditáveis liberdades
de linguagem e não hesitando em crivar com suas farpas satíricas
os homens do poder, os ministros do rei e o próprio Carlos II que o fez
expulsar da corte. Aos trinta anos Rochester tinha a saúde completamente
comprometida. Perdera igualmente, suas qualidades de bravura
e coragem de que havia dado incontestáveis provas. Provocado para
um duelo por Lord Mulgrave, que insultara, fugiu ao encontro. Essa
conduta julgada inqualificável aos ditames de honra do tempo, acabou
de arruinar sua reputação. Algum tempo antes de morrer fez vir para
junto de si o bispo de Salsbury, ao qual manifesto ...
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