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Declarado inocente
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Declarado inocente

Livro: Declarado inocente Página 2

Autor - Fonte: James Buchanan

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... se uma igreja é fiel ou infiel, sadia ou enferma. Se considerarmos a negligência desta doutrina básica (e em muitos casos, a ignorância dela), não nos surpreenderemos que as igrejas evidenciam fraqueza em vez de força. Na realidade, o que muitas vezes aparenta ser uma força vigorosa, nada mais é que um estado agitado de frenesi, em vez de ser uma atividade produtiva. No entanto, seria realmente verdade que esta doutrina é negligenciada, ou, aparentemente incompreendida? A resposta pode ser vista na maioria de pregações evangelísticas; os pecadores são instados a se arrependerem dos seus pecados e a confiarem unicamente em Cristo. Até aqui, tudo bem - mas o que é prometido ao penitente? Perdão dos pecados e uma nova vida - essas constituem a resposta normal. Todavia, à luz do Novo Testamento essa resposta é insuficiente, porque o perdão não é igual à justificação; e, segundo o ensino de Romanos, capítulos 5 a 8, um novo estilo de vida procede da justificação. A situação é ainda pior quando o evangelho está sendo apresentado às crianças. Muitas vezes são exortadas a amar o Senhor Jesus. Entretanto, o mandamento das Escrituras para amar o Senhor de todo o nosso coração é o resumo da primeira parte da lei. Mas a lei, como Paulo destacou nos primeiros três capítulos de Romanos, não traz salvação, e sim o conhecimento do nosso pecado e da nossa culpa. De fato, amor a Deus e a Cristo, que morreu por nós, é visto em Romanos 5:5 como uma das conseqüências da justificação pela fé. Em Gálatas 5:22, amor é mencionado como um dos elementos do fruto do Espírito. Contudo, não é apenas na área da evangelização e ensino que a negligência de justificação pela fé se evidencia. Esta negligência é vista na qualidade da vida cristã - a qual, no passado, era conhecida como piedade. Handley Moule de Durham (1841-1920) acrescentou mais um comentário à máxima de Lutero, afirmando que a doutrina da justificação pela fé ...
ão é apenas o teste de uma igreja fiel ou infiel, mas é também o teste de uma alma fiel ou infiel. Foi acréscimo apropriado. A luz dos padrões do Novo Testamento, um homem ou uma mulher pode ter um princípio sadio à vida cristã somente na medida em que tenha compreendido o que significa ser justificado pela fé. Ainda mais, crescimento na piedade não é apenas um dever religioso, é uma resposta grata à graça de Deus. O ponto nevrálgico dessa gratidão é a justificação. Ademais, se o cristão quer perseverar na presença de tanta hostilidade e desencorajamento - mesmo quando haja uma falha pessoal - deve haver uma forte convicção quanto à perseverança final. Mais uma vez é uma firme compreensão da justificação que dará tal certeza inabalável. Quando Buchanan escreveu seu precioso livro sobre a justificação - e a sua republicação, primeiro na forma completa, e agora, na abreviada, indica o seu valor contínuo - ele não enfrentou uma controvérsia que tem assumida uma proeminência em nossos dias, a saber, a discussão ecumênica sobre a união de todas as igrejas. Em seus dias, a rejeição categórica pela igreja católica romana do conceito de Lutero e da Reforma, foi reconhecida tanto por Roma quanto pelos protestantes como um problema concreto. Hoje, porém, por causa da campanha para unir a Igreja Anglicana com a igreja romana, o problema da justificação tem ressurgido como uma questão crucial. O mundialmente conhecido Hans Kung (escrevendo antes de ser privado de seu status como teólogo católico-romano pelo papa) produziu um importante livro sobre o assunto. Os católicos romanos e luteranos dos Estados Unidos já o discutiram e produziram um volumoso relatório. Mais recentemente, a Anglican Roman Catholic International Commission (ou seja "ARCIC") tem dado o seu relatório sobre a salvação. Esta questão tem prioridade na agenda. É um momento muito oportuno para que um número maior de leitores tenha um exemplar da exp ...

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