Livro: A relíquia Página 2
Autor - Fonte: Eça de Queirós
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a à Gazeta de
Colônia - por que tortuoso artifício a afiada razão da Germânia se enfeita, assim, de triunfos,
sobre a romba fé do Meio-Dia.
Há, porém, um ponto de JERUSALÉM PASSEADA que não posso deixar sem enérgica
contestação. E quando o doutíssimo Topsius alude a dous embrulhos de papel, que me
acompanharam e me ocuparam, na minha peregrinação, desde as vielas de Alexandria até as
quebradas do Carmelo. Naquela forma rotunda que caracteriza a sua eloquência universitária, o
Doutor Topsius diz: "o ilustre fidalgo lusitano transportava ali restos dos seus antepassados,
recolhidos por ele, antes de deixar o solo sacro da pátria, no seu velho solar torreado!." Maneira
de dizer singularmente falaz e censurável! Porque faz supor, a Alemanha erudita, que eu viajava
pelas terras do Evangelho - trazendo embrulhados num papel pardo os ossos dos meus avós!
Nenhuma outra imputação me poderia tanto desaprazer e desconvir. Não por me denunciar à
Igreja, como um profanador leviano de sepulturas domésticas; menos me pesam a mim,
comendador e proprietário, as fulminações da Igreja, que as folhas secas que às vezes caem
sobre o meu guarda-sol de cima de um ramo morto; nem realmente a Igreja, depois de ter
embolsado os seus emolumentos por enterrar um molho de ossos, se importa que eles para
sempre jazam resguardados sob a rígida paz de um mármore eterno, ou que andem chocalhados
nas dobras moles de um papel pardo. Mas a afirmação de Topsius desacredita-me perante a
burguesia liberal; e só da burguesia liberal, onipresente e onipotente, se alcançam, nestes tempos
de semitismo e de capitalismo, as cousas boas da vida, desde Os empregos nos bancos até as
comendas da Conceição. Eu tenho filhos, tenho ambições. Ora, a burguesia liberal aprecia,
recolhe, assimila com alacridade um cavalheiro ornado de avoengos e solares; é o vinho precioso
e velho que vai apurar o vinho novo e cru; mas com razão detesta o bacharel, filho d
...
algo, que
passeie por diante dela, enfunado e teso, com as mãos carregadas de ossos de antepassados -
como um sarcasmo mudo aos antepassados e aos ossos que a ela lhe faltam.
Por isso, intimo o meu douto Topsius (que, com os seus penetrantes óculos, viu formar os meus
embrulhos, já na terra do Egito, já na terra de Canaã), a que na edição segunda de JERUSALÉM
PASSEADA, sacudindo pudicos escrúpulos de acadêmico e estreitos desdéns de filósofo,
divulgue à Alemanha científica e à Alemanha sentimental qual era o recheio que continham esses
papéis pardos – tão francamente como eu o revelo aos meus concidadãos nestas páginas de
repouso e de férias, onde a realidade sempre vive, ora embaraçada e tropeçando nas pesadas
roupagens da História, ora mais livre e saltando sob a caraça vistosa da Farsa.
I
Meu avô foi o Padre Rufino da Conceição, licenciado em teologia, autor de uma devota Vida de
Santa Filomena, e prior da Amendoeirinha. Meu pai, afilhado de Nossa Senhora da Assunção,
chamava-se Rufino da Assunção Raposo, e vivia em Évora com minha avó, Filomena Raposo, por
alcunha a "Repolhuda", doceira na Rua do Lagar dos Dízimos. o papá tinha um emprego no
correio, e escrevia por gosto no Farol do Alentejo.
Em 1853, um eclesiástico lustre, D. Gaspar de Lorena, bispo de Corazim (que é em Galiléia), velo
passar o São João a Évora, a casa do Cônego Pita, onde o papá muitas vezes a noite costumava
ir tocar violão. Por cortesia com os dous sacerdotes, o papá publicou no Farol uma crônica
laboriosamente respigada no Pecúlio de Pregadores, felicitando Évora “pela dita de abrigar em
seus muros o insigne prelado D. Gaspar, lume fulgente da Igreja, e preclaríssima torre de
santidade”. O bispo de Corazim recortou este pedaço do Farol, para o meter entre as folhas do
seu breviário; e tudo no papá lhe começou a agradar, até o asseio da sua roupa branca, até a
graça chorosa com que de cantava, acompanhand ...
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