Livro: Vesperal Página 3
Autor - Fonte: COELHO NETTO
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a nascer e a
estimava, ainda que lhe conhecesse o fundo
do coração, levou-a á presença de Zeus.
Pasmou o olympico deslumbrado com a
belleza da donzella e dísse, ameigando-a no
rosto :
— E\' linda! E lembra, nas feições do
rosto e no donaire, a mísera que deu a vida
por ella. Que nome tem?
— Ainda nenhum, disse Hermes. Lembra
a mãi nas feições do rosto e no donaire, a
alma, porém é do pai e ainda aperfeiçoada
pela da que lhe deu o leite da vida. O que
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VESPERAL
ha nella da Verdade é somente a apparencia.
— E que nome propôes, tu que a conheces?
— Eu lembraria o que, a meu ver, mais
lhe convem — Hypocrisia.
— Pois seja, concordou Zeus, e que viva!
— Ha de viver e será eterna, affirmou
Hermes.
E foi com tal nome que appareceu e
triumphou na vida a filha da Verdade.
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Palavras
Entrara um philosopho no Areópago e,
ouvindo dizer que occupava a tribuna um dos
mais eloqüentes oradores, perguntou:
— Desde quando ?
— Ha duas horas que fala e, pelas notas
que tem diante de si, creio que ainda falará
outras tantas.
— Sendo assim deixo-me ficar onde estou,
porque, sempre que posso, evito a podridão.
Como o outro não comprehendesse a replica
o philosopho explicou :
— Discursos políticos são sempre terra :
ou de vida ou de morte — vão á semente ou
correm á carniça.
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COELHO NETTO
Com um punhado de terra faz o lavrador
um leito de fecundidade para o que planta,
mas para esconder uma putrilagem, de modo
que não tresande, são necessárias carradas e
ainda cal mordente e uma pedra em cima.
Se ha vida no que se pleitêa poucas palavras
bastam para impor a razão. Discursos
de horas com allegados e textos, exemplos,
similes e comparações, muito acarreto e tropos
são demais para sementes vivas.
Se vires um homem aforçurando-se em
cobrir com muita terra e pedras alguma coisa,
evita-o com desconfiança, porque se não for
criminoso será louco, salvo se for coveiro de
offic
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o, porque então estará a fazer o que deve
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A arvore dos pobres
Quando a mulher voltou a si, entre os
pescadores que a retiraram do lago, um d\'elles,
justamente o que a agarrara pelos, cabellos
e a içara ao barco, disse reconhecendo-
a :
— E\' a mendiga de Gerasa. Com esta é
a segunda vez que se deita a afogar.
Como a infeliz estava quasi nua via-selhe
no peito, tanado e ossudo, uma larga e
funda ferida que, em fúria de morte, ella
abrira e esborcinara.
Jesus, que se achava entre os discípulos,
chegou-se á misera, compoz-lhe a nudez macilenta
e, sentando-se na mesma pedra em
que a haviam encostado, tomou-lhe a mão
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COELHO NETTO
gélida e engelhada e, docemente, interrogou-a:
— Por que buscas a morte? Retrahiu-se a
coitada e, commovida com o som daquella
voz, que lhe chegava ao coração, respondeu
humildemente, do fundo do seu vexame:
— E de que me serve a mim a vida? A
morte é somno e é bom dormir. O sol abreme
a chaga da angustia. Ai! de mim. As
aves e os bichos molles, que rastream visco,
fartam-se nas vinhas e nas searas maduras;
só eu não acho migalha e, se entro em campo
restolhado, sahem-me em cima os donos e
açulam cães contra mim. De que me serve a
vida? A minha casa é um sepulcro e a terra,
em volta, é tão secca que nella nem o cardo
vinga: lisa, reluz ao sol e, as chuvas escorrem
por ella como as torrentes nas pedras. De que
me serve a vida? Deixai-me acabar que não
faço falta a ninguém. Será uma sombra de
menos na terra.
Então Jesus, que a ouvira compadecido,
falou misericordioso:
— Se não trouxesses os olhos sempre de
rastros, como aves feridas, verias o que ha
no céu. O olhar que se eleva contempla; o
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VÉSPERAL
olhar que se abaixa não vê mais que túmulos.
Se levantasses a vista andarias na vida como
o que corre os mares guiando-se pelas estrellas.
O olhar é um vôo. O infinito tem horizontes: a
noite é um, a morte é outro. O alem da noite,
é o dia; o alem ...
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